Pela mídia...

Publicado na Folha de Pernambuco em 15.11.2011




 Método pode garantir qualificação exigida para competir no mercado de trabalho

MARCELA ALVES
Há até pouco tempo não eram muitos os que acreditavam e até imaginavam que o mercado de trabalho exigiria tanto das pessoas ou que o conceito tradicional de educação ultrapassasse os limites da sala de aula. Nesse sentido, a Educação à Distância (EaD) surge como uma ferramenta importante para a qualificação, que não só supre a carência do mercado, como estimula uma nova cultura de aprendizagem.   

Hoje, o sistema de EaD já conta com mais de um milhão de estudantes no Brasil. Trata-se de uma ótima oportunidade para atender a maior demanda do mercado: manter-se capacitado e atualizado, sem abdicar das obrigações para com a empresa. “O EaD possibilita o estudo onde a pessoa pode e quer, a qualquer hora”, comentou o diretor-presidente do Grupo Teleport, empresa especializada em EaD, Gildo Neves.

De forma geral, o EaD é a modalidade de ensino na qual o professor transmite o conhecimento sem estar fisicamente presente no mesmo ambiente que o aluno. No entanto, existem vários sistemas de EaD - por meio de revistas, via internet e via satélite. Além disso, as aulas podem ser síncronas (ao vivo) ou assíncronas (gravadas), com a opção de ser com ou sem interatividade.

Apesar do preconceito acerca da eficácia do método, cada vez mais instituições de ensino tradicional estão aderindo ao sistema. No início do século havia pouco mais de mil estudantes na graduação à distância. Hoje, já existem mais de 700 mil. Fora isso, um grande número de instituições de ensino está trabalhando também neste sentido e o Ministério da Educação (MEC) já reconhece muitos cursos.

“Acho que na próxima década iremos ter mais alunos EaD que no método tradicional, se o ritmo de crescimento se mantiver”, pontuou Neves. “Cada sistema tem suas vantagens. Mas o EaD consegue unir a presença do professor no que tem as aulas transmitidas de forma interativa, e possibilita ao aluno a facilidade de estar em mais de cinco mil municípios que não tem essas instituições de ensino”, acrescentou o diretor do Grupo Teleport.

Para assumir o compromisso de um curso à distância, entretanto, além de ser preciso escolher uma empresa séria, o aluno também necessita assumir uma postura diferenciada. “É preciso ser determinado e comprometido com o estudo. Para isso, é preciso querer, pois a cobrança dos professores e tutores não é presente, é virtual, online ou via satélite, e se o aluno não tiver vontade, ele vai se evadir facilmente”, explicou Neves.

Quanto à escolha de uma empresa séria e com boas referências, Neves garante que esse processo de seleção pode poupar muitas dores de cabeça ao fim do curso. “Se a instituição não tiver o reconhecimento do mercado, do Conselho Estadual de Educação e do MEC, o diploma/certificado não vai valer como o aluno deseja. Ele, então, corre o risco de ter um documento sem o peso que outro poderia dar”, concluiu.

PARA SABER MAIS
Filme
- A Educação ao Alcance de Todos, FGV
- Censo EAD.Br, ABED
- Aprendizagem à Distância, Fredric M. Lito

Site:
- www.abed.org.br
- www.cee.pe.gov.br
- www.mec.gov.br
- www.fgv.br
- www.grupoteleport.com.br

Dicas para escolher uma boa empresa de EAD:
- Fazer uma pesquisa entre várias instituições;

- Procurar informações nos sistemas de busca na internet;

- Pesquisar acerca do método de ensino;

- Conferir as portarias que credenciam a instituição e os cursos;

- Ler sobre os conteúdos abordados;

- Tentar assistir algumas aulas;

- Conferir a qualidade do atendimento e suporte ao aluno;

- Avaliar a qualidade do material didático.







Publicado no portal PE360graus em 10.06.2011

Abertas inscrições para cursos técnicos e profissionalizantes da rede Teleport

A rede Teleport, Sistema Interativo de Ensino, está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes e técnicos nas áreas de negócios, saúde e tecnologia. As aulas são transmitidas ao vivo, via satélite, para 19 pólos presenciais, na Região Metropolitana do Recife e Interior do Estado.

Entre os cursos profissionalizantes, com duração média de dois meses, há vagas em Gestão de Pessoas, Procedimentos de Emergência, Hospitalar e Agroindústria, Desenho Técnico, Automação de Escritório, Administração de Servidores de Rede e Empreendedorismo.

Na área técnica, as oportunidades estão nos cursos de Informática, Administração e Segurança do Trabalho, com duração média de um ano e seis meses. As capacitações são ministradas pela Etebrax – Escola Técnica Brasileira - e reconhecidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Os polos presenciais conectados estão situados no Recife, Arcoverde, Belo Jardim, Cabo, Camaragibe, Carpina, Caruaru, Custodia, Escada, Garanhuns, Gravatá, Olinda, Palmares, Pesqueira, São José do Egito, Serra Talhada, Sirinhaem, Surubim e Trindade.

Os alunos também podem acompanhar as transmissões simultâneas pela internet, através do site do Grupo Teleport. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3428-5070.



Publicado no portal Folha Digital em 13.06.2011 

Sistema de Educação a distancia abre cursos técnicos e profissionalizantes

A rede Teleport, Sistema Interativo de Ensino está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes e técnicos nas áreas de negócios, saúde e tecnologia com duração média de dois meses. As aulas são transmitidas ao vivo via satélite para 19 pólos presenciais, na Região Metropolitana do Recife e no interior do estado.

Entre os cursos profissionalizantes, estão Gestão de Pessoas, Procedimentos de Emergência (Hospitalar e Agroindústria), Desenho Técnico, Automação de Escritório, Administração de Servidores de Rede e Empreendedorismo. Na área técnica, as novidades estão nos cursos de Informática, Administração e Segurança do Trabalho, com duração média de um ano e seis meses. As capacitações são ministradas pela Etebrax — Escola Técnica Brasileira — e reconhecidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Além dos pólos presenciais, os alunos também podem acompanhar as transmissões simultâneas pela internet. Mais informações podem ser obtidas através do site www.grupoteleport.com.br ou pelo telefone 3428-5070.



Publicado no Jornal do Commercio em 13.06.2011




















Publicado no carderno especial sobre educação do  Jornal do Commercio em 13.06.2011 

EAD na ressocialização

De olho no potencial da educação a distância (EAD), este mês a Penitenciária Regional do Agreste, localizada na cidade de Canhotinho, deu o ponta pé inicial à formação dos detentos com cursos técnicos e profissionalizantes. Com aulas transmitidas via satélite, acompanhadas por um tutor - que será um agente penitenciário - até 2012, 800 detentos poderão ser capacitados profissionalmente e, por tabela, reduzir a pena, a depender do número de dias que estudarem.

O projeto de capacitação através da EAD surgiu através de uma parceria entre a penitenciária e a Teleport Sistema Interativo de Ensino. O primeiro curso oferecido aos detentos é o de informática, que já está em funcionamento.

Em breve serão iniciadas turmas para o técnico em segurança do trabalho e profissionalizantes nas áreas de mecânica automotiva e eletrônica. "A meta dessa iniciativa é a ressocialização do apenado. E a EAD é o caminho que encontramos para capacitá-los, visto que eles não teriam como sair da unidade para estudar", disse o diretor da Penitenciária Regional do Agreste Amadeu Félix Filho.

Segundo o diretor da penitenciária, cerca de 600 apenados já procuraram a direção para se inscrever nos cursos. Em média, os presos têm entre 30 e 45 anos e, em sua maioria, cometeram crimes como furto e latrocínio. "O preso vai ser capacitado para exercer a profissão, em função disso, avaliamos que haverá uma inibição natural para a prática de novos delitos, por parte deles", conta o Amadeu.

Nessa fase de piloto, a única exigência a ser cumprida pelas unidades penitenciárias para receber um polo da Teleport é disponibilizar a infraestrutura e um profissional para atuar como tutor. A unidade que decide adotar o projeto ganha bolsas de estudo para os detentos. "Neste momento não estamos cobrando nada do Governo do Estado. Queremos incentivar e ampliar o número de apenados beneficiados pela educação a distância", afirma Gildo Baptista Júnior, que é diretor-presidente da Rede Teleport. Os cursos oferecidos pela rede são reconhecidos pelo Ministério da Educação e serão ministrados pela Escola Técnica do Brasil (Etebrax).

A capacitação dos presos através da educação a distância é uma nova tendência da modalidade, que terá um vasto campo para atuar. O Brasil conta atualmente com cerca de 500 unidades prisionais, sendo 20 em Pernambuco. De acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), apenas 9% dos detidos estão inseridos em atividade educacional no País, cerca de 40 mil pessoas, num universo que supera os 445 mil detentos - que em sua maioria pararam seus estudos no nível fundamental.
Serviço: Segundo Gildo, qualquer diretor de penitenciárias, presídios e centros sócio-educativos para crianças e adolescentes pode fazer parceria com a Teleport para aderir ao programa, através do e-mail diretoria@grupoteleport.com.br.
MARCELA ALVES
Há até pouco tempo não eram muitos os que acreditavam e até imaginavam que o mercado de trabalho exigiria tanto das pessoas ou que o conceito tradicional de educação ultrapassasse os limites da sala de aula. Nesse sentido, a Educação à Distância (EaD) surge como uma ferramenta importante para a qualificação, que não só supre a carência do mercado, como estimula uma nova cultura de aprendizagem.   

Hoje, o sistema de EaD já conta com mais de um milhão de estudantes no Brasil. Trata-se de uma ótima oportunidade para atender a maior demanda do mercado: manter-se capacitado e atualizado, sem abdicar das obrigações para com a empresa. “O EaD possibilita o estudo onde a pessoa pode e quer, a qualquer hora”, comentou o diretor-presidente do Grupo Teleport, empresa especializada em EaD, Gildo Neves.

De forma geral, o EaD é a modalidade de ensino na qual o professor transmite o conhecimento sem estar fisicamente presente no mesmo ambiente que o aluno. No entanto, existem vários sistemas de EaD - por meio de revistas, via internet e via satélite. Além disso, as aulas podem ser síncronas (ao vivo) ou assíncronas (gravadas), com a opção de ser com ou sem interatividade.

Apesar do preconceito acerca da eficácia do método, cada vez mais instituições de ensino tradicional estão aderindo ao sistema. No início do século havia pouco mais de mil estudantes na graduação à distância. Hoje, já existem mais de 700 mil. Fora isso, um grande número de instituições de ensino está trabalhando também neste sentido e o Ministério da Educação (MEC) já reconhece muitos cursos.

“Acho que na próxima década iremos ter mais alunos EaD que no método tradicional, se o ritmo de crescimento se mantiver”, pontuou Neves. “Cada sistema tem suas vantagens. Mas o EaD consegue unir a presença do professor no que tem as aulas transmitidas de forma interativa, e possibilita ao aluno a facilidade de estar em mais de cinco mil municípios que não tem essas instituições de ensino”, acrescentou o diretor do Grupo Teleport.

Para assumir o compromisso de um curso à distância, entretanto, além de ser preciso escolher uma empresa séria, o aluno também necessita assumir uma postura diferenciada. “É preciso ser determinado e comprometido com o estudo. Para isso, é preciso querer, pois a cobrança dos professores e tutores não é presente, é virtual, online ou via satélite, e se o aluno não tiver vontade, ele vai se evadir facilmente”, explicou Neves.

Quanto à escolha de uma empresa séria e com boas referências, Neves garante que esse processo de seleção pode poupar muitas dores de cabeça ao fim do curso. “Se a instituição não tiver o reconhecimento do mercado, do Conselho Estadual de Educação e do MEC, o diploma/certificado não vai valer como o aluno deseja. Ele, então, corre o risco de ter um documento sem o peso que outro poderia dar”, concluiu.

PARA SABER MAIS
Filme
- A Educação ao Alcance de Todos, FGV
- Censo EAD.Br, ABED
- Aprendizagem à Distância, Fredric M. Lito

Site:
- www.abed.org.br
- www.cee.pe.gov.br
- www.mec.gov.br
- www.fgv.br
- www.grupoteleport.com.br

Dicas para escolher uma boa empresa de EAD:
- Fazer uma pesquisa entre várias instituições;

- Procurar informações nos sistemas de busca na internet;

- Pesquisar acerca do método de ensino;

- Conferir as portarias que credenciam a instituição e os cursos;

- Ler sobre os conteúdos abordados;

- Tentar assistir algumas aulas;

- Conferir a qualidade do atendimento e suporte ao aluno;

- Avaliar a qualidade do material didático.