quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ensino à distância oferece oportunidades de qualificação

De forma geral, o EaD é a modalidade de ensino na qual o professor transmite o conhecimento sem estar fisicamente presente no mesmo ambiente que o aluno. No entanto, existem vários sistemas de EaD - por meio de revistas, via internet e via satélite. Além disso, as aulas podem ser síncronas (ao vivo) ou assíncronas (gravadas), com a opção de ser com ou sem interatividade.

Apesar do preconceito acerca da eficácia do método, cada vez mais instituições de ensino tradicional estão aderindo ao sistema. No início do século havia pouco mais de mil estudantes na graduação à distância. Hoje, já existem mais de 700 mil. Fora isso, um grande número de instituições de ensino está trabalhando também neste sentido e o Ministério da Educação (MEC) já reconhece muitos cursos.

“Acho que na próxima década iremos ter mais alunos EaD que no método tradicional, se o ritmo de crescimento se mantiver”, pontuou Neves. “Cada sistema tem suas vantagens. Mas o EaD consegue unir a presença do professor no que tem as aulas transmitidas de forma interativa, e possibilita ao aluno a facilidade de estar em mais de cinco mil municípios que não tem essas instituições de ensino”, acrescentou o diretor do Grupo Teleport.

Para assumir o compromisso de um curso à distância, entretanto, além de ser preciso escolher uma empresa séria, o aluno também necessita assumir uma postura diferenciada. “É preciso ser determinado e comprometido com o estudo. Para isso, é preciso querer, pois a cobrança dos professores e tutores não é presente, é virtual, online ou via satélite, e se o aluno não tiver vontade, ele vai se evadir facilmente”, explicou Neves.

Quanto à escolha de uma empresa séria e com boas referências, Neves garante que esse processo de seleção pode poupar muitas dores de cabeça ao fim do curso. “Se a instituição não tiver o reconhecimento do mercado, do Conselho Estadual de Educação e do MEC, o diploma/certificado não vai valer como o aluno deseja. Ele, então, corre o risco de ter um documento sem o peso que outro poderia dar”, concluiu.

PARA SABER MAIS

Filme
- A Educação ao Alcance de Todos, FGV
- Censo EAD.Br, ABED
- Aprendizagem à Distância, Fredric M. Lito

Site:
- www.abed.org.br
- www.cee.pe.gov.br
- www.mec.gov.br
- www.fgv.br
- www.grupoteleport.com.br

Dicas para escolher uma boa empresa de EAD:

- Fazer uma pesquisa entre várias instituições;

- Procurar informações nos sistemas de busca na internet;

- Pesquisar acerca do método de ensino;

- Conferir as portarias que credenciam a instituição e os cursos;

- Ler sobre os conteúdos abordados;

- Tentar assistir algumas aulas;

- Conferir a qualidade do atendimento e suporte ao aluno;

- Avaliar a qualidade do material didático.

Por Marcela Alves da Folha de Pernambuco

0 comentários:

Postar um comentário