terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Compromisso com educação, artigo escrito por Herman Voodwald*

Um antigo provérbio africano diz que é preciso toda uma aldeia para educar uma criança. Nossa aldeia, sabemos, se tornou muito grande, superpopulosa e muito complexa, mas, ainda assim, penso que as sábias palavras africanas continuam a expressar uma realidade que ninguém pode contestar.

As contingências e limites da atualidade produziram um abismo entre aquela aldeia distante e o homem urbano deste século, impedido de experimentar o efeito benéfico que uma educação forjada por múltiplos agentes pode ter na consciência da criança ou do adolescente. As demandas do mundo profissional desviaram a atenção que os pais antes dispensavam aos filhos e enfraqueceram a relação de toda a sociedade com a educação, que aos poucos foi sendo terceirizada para a escola.

Assim, assoberbados pela atribuição indesejada de substituir as famílias de seus alunos, mas tangidos também pela urgente necessidade de atender a uma população infantil até então excluída das salas de aula, os responsáveis pela Educação em São Paulo enfrentaram com sucesso, nos anos recentes, o desafio da universalização do ensino.Hoje, as salas de aula da rede de ensino público estadual acolhem quase 4,5 milhões de alunos, o que nos permite concluir que o desafio do acesso à escola está praticamente vencido. Agora, devemos dar ênfase à melhoria da qualidade.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo tem realizado inúmeras iniciativas, cujo objetivo principal é a elevação da qualidade do ensino, seja pela valorização da carreira do professor, pela modernização e racionalização da estrutura administrativa da Secretaria, a consolidação curricular dos ciclos escolares, a criação do Ensino Médio integrado à formação profissionalizante, a implementação da escola de tempo integral e o apoio àquelas escolas da rede que se encontram em situação de vulnerabilidade.

No entanto, para que tenham resultado todas essas ações, é necessário o engajamento da sociedade, da mesma forma como aconteceu nos países nos quais a educação teve grandes avanços. No dia 6 de novembro, tivemos um passo importante para isso em 1.934 escolas em todo o Estado. Nesse dia, cerca de 185 mil familiares de alunos apresentaram aproximadamente 95 mil propostas para tornar cada vez mais amplo esse engajamento.

Em resposta a essa iniciativa, e também em consonância com a estratégia de mobilização social em torno das ações governamentais, na última sexta-feira, 2 de dezembro, o Governador Geraldo Alckmin firmou o Compromisso de São Paulo pela Educação, diante de autoridades governamentais, educadores, familiares de alunos, empresários, organizações não governamentais e cidadãos em geral. Um compromisso que deve ser de todo o nosso Estado com o Brasil.

*(O autor, de 56 anos, é secretário de Estado da Educação de São Paulo)

1 comentários:

Postar um comentário